IaaS ? Virtualização

Muitos profissionais de TI dizem que IaaS (infraestrutura como serviço – um dos produtos de Cloud Computing) é virtualização sob demanda. Precisou de um servidor ou um ambiente novo ? é só solicitar ao administrador do ambiente virtual ou a prestadora de serviço um novo, e em 10 minutos você o terá. Mundo dos sonhos, não ?!

A virtualização do X86/X86_64 trouxe várias facilidades ao mercado de TI, mas não quer dizer que você pode crescer sobre demanda. Há 4 pilares que deverão ser analisados antes de realizar um crescimento de máquinas virtuais:

  • CPU
  • Memória
  • Disco
  • Rede

Há vários cálculos que dizem o quanto e como você pode crescer, mas em média, recomenda-se que você tenha 50% dos seus recursos ociosos para serem utilizados em casos de remanejamento de servidores virtuais devido ao mau funcionamento do hardware ou para alguma janela de manutenção.

O problema está no fato que as campanhas de marketing, de empresas que proveem Cloud Computing, criaram uma falsa impressão a qual uma empresa pode aumentar a sua quantidade de servidores no momento e quanto ela quiser, ela só precisa estar utilizando o serviço de IaaS de um provedor de Cloud Computing como Amazon, Microsoft, IBM ou HP e tudo estará resolvido. A verdade é que não é bem assim.

Não existe servidores, roteadores e storages aos montes, esperando uma solicitação de 400 servidores para um ambiente de produção que deverão ser instalados em menos de 20 minutos. Outro ponto importante, e que deve ser lembrado, é que IaaS é muito mais do que a simples virtualização de servidores, ele envolve outros serviços e produtos de TI, como DNS, Redes, Firewall, E-mail e muito mais, mas tudo fornecido por uma empresa solida de Cloud Computing.

Grandes empresas estão questionando neste momento, qual é a melhor forma de se contratar um serviço de IaaS, que o mesmo seja fornecido por um Cloud Pública ou por uma Cloud Privada ?. Essa discussão foi acelerada depois dos últimos acontecimentos com o serviço de Cloud da Amazon, ec2, que simplesmente afetou mais de 20 das maiores empresas de serviços web e rede sociais do planeta devido a queda por mais de 36 horas.

Cuidado com os rótulos e as propagandas enganosas de rádios, revistas e televisão dizendo que Cloud Computing resolverá todos os problemas da TI de sua empresa, e mais ainda, cuidado com os comparativos.

 

Fontehttp://blog.corujadeti.com.br/iaas-%E2%89%A0-virtualizacao/

.