Virtualizacao de Desktops – VDI

A evolução das tecnologias de virtualizacão permite que cada vez mais as empresas a maximizarem, dinamizarem e extenderem o uso de recursos computacionais em seus ambientes.
Atualmente temos no mercado diversas soluções que são utilizadas para implementar, atualizar e prover ambientes virtualizados.

Em um momento em que se requer fazer mais com menos e aonde a demanda cresce e orcamento para TI as vezes e reduzido a escolha da tecnlogia e a implementacao cenários virtualizados é um fator crucial em qualquer projeto.

Uma abordagem para virtulizacao que esta cada vez mais em destaque é a virtualizacao de desktops ou VDI(Virtual Desktop Infrastructure) aonde Sistemas Operacionais clientes, como Windows 7 por exemplo, são executados em Datacenters fisicos e acessados atraves de Desktops, Laptops, Thinclients e outros dispositivos.

Essa e uma tendência crescente e que aumenta cada vez mais na atualidade impulsionada por grandes empresas como Citrix e Quest que possuem soluções voltadas para este tipo de Infraestrutura.

Mas o legal de tudo isso é que Microsoft como uma empresa que esta sempre a frente da tecnlogia já incorporou as principais funções que tornam possivel esta abordagem de virtualizção incorporadas ao Windows Server 2008R2. Hoje fazendo uso deste sistema operacional servidor podemos implementar uma solucao VDI completa, escalonada e capaz de suportar multiplos Desktops Virtuais (vDesktops) de forma eficiente.

Com o Hyper-V e novos recursos de Remote Desktop Services podemos criar uma ambiente de VDI completo e uma experiência facilitada para os usuários.

A implementação de VDI dentro de uma organização pode ser motivadas por diversos fatores como facilidade e centralização de gerenciamento, usuários remotos, aumento da segurança, consolidação,TI verde e outros.

http://youtu.be/xETO4VbD7OA

Para saber mais sobre a solução VDI da Microsoft:

www.microsoft.com/vdi

.