Perfil Móvel de Usuário no Windows Server 2008

O artigo de hoje é sobre um recurso simples, mas que ainda causa algumas dúvidas na sua implantação: como criar perfis móveis para os usuários.

Um perfil de usuário armazena informações, configurações e preferências pessoais tais como área de trabalho, pastas de documentos, favoritos, preferências do navegador etc. Normalmente, quando um usuário faz logon pela primeira vez em um computador, é criado um perfil local com base em um perfil padrão. Nenhuma das configurações feitas anteriormente em outros computadores é recriada durante esse processo.

 

O perfil móvel (ou Roaming Profile) permite que o conteúdo do perfil seja salvo em um servidor de arquivos e esteja acessível quando o usuário logar em qualquer computador da rede.

O procedimento é simples e você vai precisar de um servidor com o Windows Server 2008 como Controlador de Domínio/Servidor de Arquivos e um Cliente.

Inicialmente, crie uma pasta no seu Servidor de Arquivos, com o nome de “Perfis”. Compartilhe essa pasta para o grupo “Usuários Autenticados” e dê a permissão Controle Total.

 

CL_RP2

 

Em seguida, abra o console do Active Directory e abra as propriedades do usuário que deseja configurar o perfil móvel. Você também pode selecionar vários usuários e configurar todos de uma vez. Na guia “Perfil” preencha o campo “Caminho do perfil” com o compartilhamento criado seguido da variável de ambiente %username%. Não se preocupe, essa variável será substituída pelo nome do usuário.

 

CL_RP3

 Vamos dar uma olhada na pasta “Perfis” do Servidor de Arquivos antes de o usuário fazer o logon:


 

CL_RP4

 

Como você pode reparar ela está vazia!

Agora, no computador Cliente, faça logon com o usuário que você acabou de configurar o perfil móvel.

Após o logon, uma pasta com o nome do usuário seguido de “.V2” é criada.

 

CL_RP5

 

Pronto! Os dados do perfil do usuário serão salvos a partir de agora no Servidor de Arquivos e serão transportados para qualquer computador que o usuário fizer logon. E não se preocupe pelo fato de todas as pastas existirem na mesma pasta “Perfis”. Nenhum usuário conseguirá ver a pasta do outro. Nem o Administrador (exceto, claro, se se tornar proprietário da pasta do perfil do usuário). Isso ocorre pelo fato de que nas propriedades NTFS da pasta “Perfis” existe a permissão de Controle Total somente para o objeto “Proprietário Criador”.

 

Fonte: http://www.cooperati.com.br/2011/10/26/perfil-mvel-de-usurio-no-windows-server-2008/

.