Utilização do Squid em Servidores Windows

Bom dia amigos. A maioria das vezes que ouvimos falar no servidor proxy Squid, logo associamos a um servidor com o sistema operacional Linux. O que não é muito divulgado é que o Squid também tem uma versão para Windows, embora o uso desta não seja muito popular.
Neste artigo, pretendo descrever de forma simples a instalação do Squid no Windows, porém não vou mencionar como editar os arquivos de configurações ou ACL´s, até porque aqui no iMasters tem um bom material que abrange esse tópico.

Introdução

A versão mais atual do Squid-NT é a 2.6 e está disponível para download na página http://www.acmeconsulting.it/. Baixe e vamos colocar a mão na massa!

Instalação

Descompacte o arquivo no diretório raiz (C:\). Ele criará uma pasta com o nome de squid e subdiretórios parecidos com a estrutura de diretórios do Linux com as pastas bin, docs, etc, libexec, sbin, share, system32 e var.
Dentro da pasta C:\squid\etc há os arquivos mime.conf.default squid.conf.default e cachemgr.conf.default, eles são exemplos de arquivos de configuração do squid. É aconselhável que os copie e os renomeie para mime.conf, squid.conf e cachemgr.conf.

Configuração 

A configuração do squid deve ser feita como no Linux, considerando que o caminho das pastas onde serão armazenados logs, cache e demais arquivos estará dentro da estrutura de pastas de C:\squid. Uma particularidade que deve ser observada é que para se definir o caminho de uma pasta nos arquivos de configuração deve-se usar a barra “/” e não a “\”. Ex: C:/squid/var.

Feito isso, vamos criar o serviço no Windows.Vá ao prompt de comando e entre na pasta c:\squid\sbin. Digite o seguinte comando:

squid –i –n NTSquid

O serviço NTSquid é criado usando como arquivo de configuração padrão o c:\squid\etc\squid.conf. Caso o arquivo de configuração esteja em outro local, o comando é o seguinte:

squid –i –f <caminho do arquivo de configuração> -n NTSquid

Já criamos o serviço, vamos agora criar os diretórios de cache.  Digite o comando:

squid –z

Executando 

Agora para ativar o squid, vá no painel de controle do Windows, dê um duplo clique no ícone Ferramentas Administrativas, depois em Serviços. Aqui você vai encontrar o serviço NTSquid que criamos no prompt de comando.

Imagem

Dê um duplo clique no serviço. Na tela que se abrirá, marque o tipo de inicialização como Automático e clique em inicar. Pronto, só dar Ok e fechar as telas do painel de controle e de serviços.

Imagem

Se você editou corretamente os arquivos de configuração, seu squid deverá estar rodando. Na páginahttp://www.acmeconsulting.it/SquidNT.html, tem algum material e também em http://www.squid-cache.org/ que é a página oficial do projeto squid.

Bom amigos, fico por aqui e espero que este artigo seja útil para alguém que procura uma solução para proxy e cache leve e fácil de instalar. Um abraço a todos e até a próxima.

 

Fontehttp://imasters.com.br/artigo/4386/redes-e-servidores/utilizacao-do-squid-em-servidores-windows/

.