Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?

Às vezes precisamos saber o modelo exato da placa-mãe instalada em nosso computador. Seja para fazer algum upgrade de hardware ou mesmo para anunciá-la em sites de vendas de usados. 

Core i5: entenda as diferenças entre os modelos desse tipo de processador

O método mais comum de se conseguir essa informação é por meio de programas como o CPU-Z. Porém, existem formas nativas e muito mais rápidas, que não exigem a instalação de softwares de terceiros. No tutorial abaixo você verá como fazer isso pelo prompt de comando do Windows.

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

 
 
 
 
 
 
00:00/01:04
 
 

 

Passo 1.Use a combinação de teclas WinKey + R para abrir a ferramenta 'Executar' do Windows. Em seguida, digite 'cmd' (sem aspas) e aperte Enter;

Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

 

 

 

Passo 2. O prompt de comando será aberto. Trata-se de uma janela com fundo preto e letras brancas. Nele digite o seguinte: wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber. Essa é a ferramenta WMIC (Instrumentation Command-line). Ela serve justamente para mostrar o modelo de sua placa-mãe;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Veja que na coluna 'Product' há o modelo e sua placa-mãe. Em nosso caso é uma Gigabyte Z77X-D3H.

Veja qual o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Veja qual o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto! Agora com essa informação em mãos você já pode procurar por peças compatíveis com o modelo da sua placa-mãe sem correr o risco de dar algum conflito ou incompatibilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: 

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/03/como-descobrir-o-modelo-da-sua-placa-mae-prompt-de-comando-saiba-como.html

.