FastTrack – Torna o MikroTik mais rápido ?

FastTrack MikroTik

Saiba mais sobre o mais novo recurso do routerOS, o FastTrack MikroTik, suporta até 900 Mbps em uma única conexão.  Este recurso é uma nova ação do Firewall, que pode ser criado em regras e marcações (Filter Rules e Mangle) pela “action” “fasttrack-connection”. Este recurso possui a flexibilidade necessária para que os usuários comutem qualquer aplicações de firewall. A ação funciona de forma semelhante a ação “mark-connection”, pois ele sinaliza as entradas de conexões a partir destas marcações ou pacotes, para que possam ser rastreados rapidamente. Nesta implementação será possível operar com os protocolos TCP ou UDP em IPv4. Mesmo nas conexões “rastreadas” pelo recurso, o pacote seguirá de maneira integra.

O recurso de FastTrack é automaticamente usado para conexões marcadas. A ação do firewall “fasttrack-connection” é utilizada para marcar as conexões reconhecidas pelas cadeias do routerOS. Por enquanto, apenas as conexões TCP e UDP podem ser realmente tratadas pelo fasttrack (embora qualquer protocolo pode ser marcado). O recurso de FastTrack suporta NAT (SNAT e/ou DNAT).

Note que nem todos os pacotes em uma conexão, podem ser rastreados rapidamente, por isso, é provável que você veja alguns pacotes em análises, que podem encontrar dificuldades para serem transportados quando a conexão está marcada para o fasttrack.

Esta é a razão pela qual o FastTrack geralmente é aplicado com uma ação igual a outra regra criada em outro estado de conexão.

FastTrack 300x156

FastTrack MikroTik

Veja a seguir os resultados de testes, antes e depois da aplicação do recurso “FastTrack”:

Modelo de Roteador: RB2011UiAS-2HnD

Configuração: Padrão (Home AP e NAT)

Tráfego: TCP/UDP

 Modelos de Equipamentos que aceitam FastTrack

RB6xx series ether1,2
RB7xx series Todas as Portas
RB800 ether1,2
RB9xx series Todas as Portas
RB1000 Todas as Portas
RB1100 series ether1-11
RB2011 series Todas as Portas
CRS series routers Todas as Portas
CCR series routers Todas as Portas
All devices Qualquer interface wireless, quando o pacote wireless-fp ou wireless-cm2 estiver sendo usado

Antes do FastTrack MikroTik

  • 360Mbps de velocidsade e CPU em 100%
  • 44% da CPU está sendo usada pelo Firewall
FastTrack ANTES 300x293

Sem FastTrack MikroTik

Depois do FastTrack MikroTik

  • 890Mbps de velocidade e CPU em 86%
  • 6% da CPU está sendo usada pelo Firewall
FastTrack DEPOIS 300x292

com FastTrack MikroTik

O serviço poderá ignorar (bypassed) o tráfego em redes com controle de conexão, filas simples (Queues), HTB, fila global, contabilidade de tráfego IP, IPSec, cliente hotspot, VRF, justamente por isso é importante que o administrador da rede, certifique que o conjunto de regras não irá interferir em outra configuração

Como Aprender FastTrack e outros recursos

A ENTELCO Telecom, oferece Consultoria, Assessoria e Cursos especiais para o sistema operacional MikroTik. Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas), discussões e cenários especiais, quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line. arquivos, plantão de dúvidas e muito mais.
.
Os cursos podem ser acessados pelo link:
 .
 .
Aproveite a oportunidade e aprenda mais um dos recursos de MikroTik routerOS que atualmente é um dos roteadores mais usados em todo o mundo.
 
 
.