Qual é a diferença entre a resolução de nomes DNS e WINS resolução

Domain Name System (DNS) e Windows Internet Name Service (WINS) são os protocolos usados ​​para resolver nomes para endereços IP. DNS é usado na Internet e fornece o serviço de resolução utilizada para a resolução de um nome de host Internet para seu endereço IP legível por máquina . WINS, por outro lado , não é usado dentro de um ambiente de rede local e fornece serviços de resolução para o protocolo NetBIOS. DNS

DNS é uma das partes mais importantes da Internet e fornece a funcionalidade principal na resolução de nomes de host para endereços IP. Para que os dados sejam transferidos de um hospedeiro para outro , eles devem saber os endereços IP de cada um. Hostnames são usados ​​porque são mais fáceis de lembrar, mas que deve ser resolvido em um endereço IP antes que os dados podem ser transferidos . Servidores DNS são usados ​​para manter uma lista de registros de DNS e clientes consultar esses servidores quando eles precisam procurar o endereço IP de um nome de host em particular.
WINS

WINS é um protocolo da Microsoft que é usado para resolver nomes NetBIOS para seus respectivos endereços IP. Desde NetBIOS é raramente usado em redes modernas , o WINS não é usado tanto como ele costumava ser, e , em algumas redes , não é usado em tudo. Um nome NetBIOS é semelhante a um nome de host, exceto que não há subdomínios ou sufixos. Um exemplo de um nome de host DNS é " technet.Microsoft.com ", um exemplo de um nome NetBIOS é " server1 " . Tal como acontece com DNS , WINS usa um servidor para manter uma lista de nomes e endereços IP.

Diferenças

A grande maioria das aplicações e serviços que necessitam de Internet conectividade vai usar o DNS para resolver nomes de host para endereços IP. Os exemplos mais comuns destes são e-mail , web e ftp . WINS, por outro lado , não é usado na Internet (excepto em casos muito raros ) e é usada para resolver uma rede de área local nome NetBIOS para um endereço IP . Um nome NetBIOS é, portanto, só é relevante dentro de sua própria rede de área local. Nomes NetBIOS pode ser resolvida sem um servidor WINS com o uso de transmissões de rede , o que não apresentam problemas no entanto, em redes com mais de uma sub-rede

uso

NetBIOS. é considerado como sendo um protocolo legado e é muitas vezes utilizado apenas para fornecer serviços de resolução de aplicações antigas ou legadas . Na maioria das redes modernas, que utilizam o Active Directory , WINS não é usado a menos que os clientes mais antigos (pré- Windows 2000) estão sendo usados. DNS pode ser usado em uma rede local no lugar de WINS e proporcionar uma melhor escalabilidade para resoluções de nomes , mas em casos especiais WINS ainda é necessário.

 

Fonte: http://ptcomputador.com/Networking/internet-networking/67898.html

.