Como saber qual processo está utilizando determinada porta no Windows

Se um programa quer ser acessível através da rede, ele requisita uma porta TPC/IP, o que significa que aquela não pode se utilizada por nenhum outro programa. Então se você precisar utilizar uma porta que já esteja em uso, você precisará descobrir qual programa está utilizando essa porta.

netstat


Existem muitas maneiras de descobrir qual programa está utilizando uma determinada porta. Aqui veremos duas maneiras, a primeira utilizando o Prompt de Comando e o Gerenciador de Tarefas, e a segunda utilizando um programa.


 

Prompt de Comando e Gerenciador de Tarefas

Utilizaremos o prompt de comando para ver qual o número do processo (PID) do programa que está utilizando a porta em questão.

Por exemplo, para saber qual programa está utilizando a porta 443 faça o seguinte:

  • Abra o cmd e digite:

 

netstat –ano | findstr 0.0:443

 

Este comando mostrará qualquer processo que esteja utilizando a porta 443, mas apenas se a porta 443 estiver ocupada por um processo específico. O PID no caso da imagem abaixo é 7260.

 

 

 

cmd netstat

 

 

 

Se não for exibido nenhum resultado, você pode tentar o comando abaixo para visualizar todas as portas em uso e seus respectivos PIDs.

 

netstat –ano | more

 

Na coluna mais à direita você verá a lista de PIDs. Assim, encontre o PID que corresponde à porta que você deseja. Por exemplo, na primeira linha da imagem abaixo você verá que 0.0.0.0:80, ou seja a porta 80, está em uso pelo PID 7260.

 

 

 

 

 

 

Agora abra o Gerenciador de Tarefas - você pode precisar marcar a opção Mostrar processos de todos os usuários (Windows 7) ou clicar em Mais detalhes (Windows 8) - e na aba Processos, clique com o botão direito em Nome e selecione PID para ser exibida a coluna com o PID dos processos, e assim ser possível encontrar o PID na lista.

 

 

 

Gerenciador de Tarefas

 

 

Uma vez encontrado o processo, você pode utilizar as opções Finalizar Processo, Abrir Local do Arquivo, ou Ir para Serviço(s) para controlar o processo ou finalizá-lo


 

CurrPorts

O CurrPorts é um programa de monitoramento de rede que exibe a lista de todas as portas TCP/IP e UDP abertas em seu computador.

Você pode encontrá-lo aqui.

Apenas abra o CurrPorts e você verá tudo, processos, portas, portas remotas, o caminho completo para o processo, entre outras informações.

CurrPorts


Se você der um duplo-clique em algum dos processos, você verá todos os detalhes.


Você também pode utilizar o CurrPorts para finalizar o processo se você quiser.

 

Fonte: http://www.logbits.com.br/2015/01/saber-processo-utilizando-porta-windows.html

.