StarUML

StarUML é um software que modela vários tipos de diagramas. É um projeto elaborado para trabalhar no Windows de maneira flexível e com ferramentas práticas. Desenhar fluxogramas é útil para que você possa visualizar todos os processos que ocorrem em uma seqüência de tarefas, por exemplo.

Download


Na barra superior de StarUML, você encontra opções para formatação, como alterar fonte, estilos de linhas das caixas do seu diagrama, alterar o layout, etc. A opção Model (Modelo) permite que você adicione diagramas e verifique se seus projetos estão de acordo com as especificações de UML, bem como converter diagramas seqüênciais para diagramas de elaboração, e vice-versa.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

UML 2.0

UML é a sigla que vem do termo em inglês Unified Modeling Language (Linguagem de modelagem unificada) que é uma é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. É uma área que vem se expandindo continuamente e é um padrão controlado pelo OMG (Grupo de Gerência de Objeto). StarUML suporta os padrões mais recentes de UML.

MDA 

MDA, sigla do termo inglês Model Driven Architecture (Modelo de Arquitetura Conduzida). É uma tecnologia nova introduzida pelo OMG. StarUML é projetado para suportar a tecnologia MDA e fornecer variáveis de personalização, como perfil de UML, estrutura de aproximação, modelos, código de NX (extensão da notação), entre outras. Essas são ferramentas que auxiliam nos processos e projetos de organização.

Arquitetura

Os usuários exigem cada vez mais funcionalidades dos softwares de modelagem. Para cumprir as exigências, a ferramenta deve possui uma plataforma definida. StarUML fornece esta arquitetura de maneira simples e poderosa, na qual o usuário pode desenvolver os projetos nas linguagens de programação compatíveis (C++, Delphi, C#, VB).

Usabilidade

A usabilidade é um fator muito relevante na programação de softwares. StarUML é executado para fornecer características tais como: caixa de diálogo, manipulação do teclado, a visualização geral do diagrama, etc.

FERRAMENTAS DE StarUML

No menu esquerdo do programa você encontra uma caixa com três ferramentas, que são: ferramentas para classe, anotação e análise.

Ferramentas para Classe

São objetos com os quais você começa a elaborar seus diagrmas. Você pode incluir subsistemas, pacotes, classes, interfaces, entre outras. E, para dar sentido ao seu projeto, utiliza-se conectores, que podem ser de associação, agregação, dependência, composição, entre outros.

Ferramentas de Anotação

Com elas você poderá inserir comentários ao seu diagrama. StarUML traz opções para inclusão de caixas de texto, notas, link e formas geométricas.

Ferramentas de Análise

São ferramentas que devem ser utilizadas durante a análise de implementações. StarUML oferece opções de entidades, controle, limites, associações e generalizações.

TIPOS DE DIAGRAMAS

StarUML lhe proporciona a opção de modelagem de diagramas, como:

Diagrama de Caso de Uso 

Descreve a funcionalidade proposta para o novo sistema, e geralmente estão relacionados a atores, que podem ser um humano ou uma entidade máquina que interage com o sistema para executar um trabalho significante.

Diagrama de Classes 

É uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos, definindo todas as classes que o sistema deve ter, bem como é a base para a construção dos diagramas de comunicação, seqüência e estados.

Diagrama de Seqüência ou Diagrama de Seqüência de Mensagens 

Representa uma seqüência de processos, ou seja, a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo.

Diagrama de Colaboração

Exibe uma interação, consistindo de um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles. 

Diagrama de Atividade ou Fluxograma

Representa os fluxos conduzidos por processamentos. É essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra.

Diagrama de Componentes

Ilustra como as classes devem ser organizadas de acordo com seus componentes de trabalho.

Diagrama de Estrutura Composta

Utilizado para descrever a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes para especificar uma funcionalidade.

Diagrama de Distribuição

Apresenta as instâncias dos componentes e seus relacionamentos.

StarUML é uma ferramenta excelente para estudantes, bem como para gerentes e administradores, pois você elabora seus projetos com consistência e os resultados finais irão lhe agradar.

 

 

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/staruml.htm#ixzz2Cxd77bsV

.