Habilitando SSH no Endian Firewall

Um dos recursos que mais precisamos no endian, com certeza é o SSH habilitado, seja para facilitar certas configurações especificas, como por exemplo utilizar 50 servidores DNS diretamente no dnsmasq para melhorar o cache dns, seja para executar comandos necessários, por exemplo resetar o serviço havp.

Algumas dicas importantes:

- Antes de uma atualização (do endian ou qualquer outro sistema), certifique-se que você tem um backup atual e que você saberá o que fazer com ele.

- Procure também realizar a atualização em horário de pouca utilização e preferencialmente que cause menos transtornos para a empresa no caso de algo sair errado.

- Conecte um monitor e um teclado diretamente no endian, desta forma se algo der errado no seu computador (travamento, desconexão, etc…) o update não será prejudicado.

- Tenha cuidado em toda alteração realizada em seu Firewall, evite acessa-lo de locais ou redes sem um certo nível de segurança.

 

Habilitando SSH – Passo a Passo.

1. Acesse o endian firewall através do browser (Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari) de sua preferência.

https:\\10.0.0.1:10443

2. Clique em Dashboard ou System.

3. Clique em SSH access.
4. Clique em Enable Secure Shell Access e logo após Aplicar.
5. Clique em Salvar (Save).
Pronto, você acaba de habilitar seu Endian Firewall para acesso por SSH.
 
.