O que são IPS e IDS

 

IPS é a sigla para "Intrusion Prevention System" ou sistema de prevenção de invasão. IDS é a sigla para "Intrusion Detection System" ou sistema de detecção de invasão. Ambos são termos-chave, entre outros, no contexto de "invasão" de computadores, redes e sistemas de informação.

 

Termo usado em segurança de computadores, a detecção de intrusão (ou invasão) se refere aos processos de monitoramento de atividades em computadores e redes e de análise dos eventos na busca por sinais de invasão nos sistemas relacionados.  Uma questão importante, um foco, na procura por invasões ou acessos não autorizados é alertar os profissionais de TI e os administradores de sistemas da organização para potenciais ameaças e falhas de segurança dos sistemas ou das redes.

 

De modo geral, IDS é uma solução passiva de segurança ao passo que IPS é uma solução ativa de segurança. Porém, vale notar que há sistemas passivos e reativos. Em um sistema passivo, O IDS detecta uma potencial violação da segurança, registra a informação (log) e dispara um alerta. Em um sistema reativo, o IDS responde à atividade suspeita finalizando a sessão de usuário ou reprogramando o Firewall para bloquear o tráfego de rede da fonte maliciosa suspeitada.

 

IPS é uma solução ativa de segurança. IPS ou sistema de prevenção de invasão é, definitivamente, o nível seguinte de tecnologia de segurança com sua capacidade para fornecer segurança em todos os níveis de sistemas, desde o núcleo do sistema operacional até os pacotes de dados da rede. O IPS provê políticas e regras para o tráfego de rede - juntamente com um IDS para emitir alertas para administradores de sistemas e redes em caso de tráfego suspeito - mas permite também que administradores executem ações relacionadas ao alerta dado. Enquanto o IDS informa sobre um potencial ataque, o IPS promove tentativas de parar o ataque. Um outro grande avanço sobre o IDS é que o IPS tem a capacidade de prevenir invasões com “assinaturas” conhecidas, mas também pode impedir alguns ataques não conhecidos, devido a sua base de dados de “comportamentos” de ataques genéricos. Visto como uma combinação de IDS e de uma “camada de aplicação Firewall” para proteção, o IPS geralmente é considerado a geração seguinte do IDS.

 

Fontehttp://www.npd.ufes.br/node/87

 

.