Como recuperar o MBR original do computador!

Quando se instala um sistema operativo novo, o MBR é modificado. Por conseguinte, este acontecimento aparece, por exemplo, na instalação do Ubuntu. Ora, nem sempre o utilizador fica satisfeito com o resultado e quer voltar ao início, ou porque a instalação do Ubuntu não permitiu a utilização do Windows, ou porque o próprio utilizador não gostou do Ubuntu e quer formatá-lo e voltar para o Windows. Para esses casos, se utilizador quiser voltar ao Windows através da partição de recuperação ou do DVD de recuperação irá deparar-se com um pequeno problema: o MBR não é modificado. Assim, se quer voltar a ter o seu MBR padrão, ou original, do seu computador, continue a ler.

 

Tal como referi num artigo há algum tempo atrás, se a instalação do Ubuntu não for feita com alguns certos cuidados, o Windows pode ficar inacessível. Em certos casos a única solução é voltar tudo ao início e fazer novamente a instalação mas com os devidos cuidados. Por outro lado, alguns utilizadores (que não deram tempo suficiente para ver todas as potencialidades) ficam rapidamente fartos do Ubuntu e querem eliminá-lo do seu computador. A solução parece simples: formatar a partição. No entanto, não é só isso, é também necessário modificar o MBR para apontar para o Windows, caso contrário ele irá continuar a apontar para o Grub (o programa que permite escolher, no boot, o Sistema Operativo a arrancar), dando o seguinte erro:

  • GRUB Loading stage1.5.
  • GRUB loading, please wait…
  • Error 17

 

 

Se o utilizador tiver o DVD de instalação do Windows, é possível, através dele, recuperar o MBR e voltar a ter acesso ao Windows, eliminando o Grub. No entanto, na maior parte dos portáteis actuais, eles não trazem o DVD de instalação mas, sim, ou uma partição de recuperação ou um DVD de recuperação que apenas copiam para a partição do Windows todos os ficheiros, pondo-a exactamente igual como se tivesse saído da caixa. Ora, este método, que eu tenha conhecimento, nunca actualiza o MBR, impossibilitando, na mesma, o acesso ao Windows, uma vez que ao ligar o computador, mesmo que o Ubuntu esteja formatado, o MBR irá tentar abrir o Grub que já não existe (ver imagem acima).

 

Mas afinal o que é o MBR?

Se teve a ler este texto e ainda não sabe o que é o MBR, recomendo que leia a secção “Funcionamento de um computador” do artigo seguinte:

  • Como recuperar o Grub?

Pode também aprofundar o conhecimento lendo o artigo sobre o MBR (Master Boot Record) da Wikipédia, clicando aqui.

 

Resolução do problema

A resolução é muito simples e passa apenas pela execução de dois comandos do terminal. Apesar de ser simples, tem uma pequena particularidade: precisa de ter o CD de arranque do Ubuntu para proceder à sua resolução.

Esta resolução é uma alternativa à resolução clássica que fazia uso do pacote ms-sys, que não se encontra disponível em Ubuntus mais actuais, que sejam posteriores ao Karmic Koala, incluindo o próprio Karmic Koala. Existem maneiras de instalar o ms-sys, mas visto que existe esta resolução simples, não é necessário proceder a tais resoluções mais complicadas.

Assim, antes de mais, caso não tenha o CD de arranque recomendo que faça download dele e o grave num CD de modo a poder arrancar o seu computador por ele. Outra forma de arrancar com o Ubuntu em memória, é através de uma pen USB, que recomendo. Se prefere instalar através de uma pen drive, recomendo que veja o artigo seguinte:

3 maneiras de instalar o Ubuntu através duma Pen USB

Depois de ter o CD ou a pen drive pronta, arranque o seu computador com um deles para poder ter acesso ao Ubuntu em memória.

Quando estiver com o Ubuntu pronto a ser utilizado, abra o terminal (Aplicações→ Acessórios→ Consola) e escreva o seguinte para instalar o LILO (uma aplicação equivalente ao Grub, que permite escolher o sistema operativo a abrir aquando do arranque do computador):

  • sudo apt-get install lilo

Atenção, não se preocupe com esta instalação, pois ela não irá utilizar o seu disco, mas, sim, apenas a memória RAM do seu computador. Depois de instalar o LILO, basta executar o comando seguinte para recuperar o MBR original do seu computador:

  • sudo lilo -M /dev/sda mbr

Em princípio, o seu computador a partir de agora estará com o MBR padrão. Por isso reinicie o computador  para verificar o seu estado.

 

Referências:
 
.