pfSense - Passos e boas práticas na hora de atualizar o sistema

pfsense-banner

Antes de iniciar qualquer processo de update do seu pfSense, siga os passos e boas práticas citadas abaixo:

 

  • Faça sempre um backup completo do XML em produção:
  • Retire todos os acentos e caracteres especiais das descrições de regras e aliases (existe um pacote no pfSense 1.2.3 chamado “Upgrade Tool” que ajuda a identificar estes pontos)
  • Desinstale todos os pacotes adicionais
  • Execute o upgrade via console ou via interface web (GUI)
  • Finalmente faça a reinstalação dos pacotes adicionais que rodam no seu cenário (isso quase sempre é automático, durante o primeiro boot)

 

Atualização Manual: Para executar o upgrade em si, acesse a URL http://www.pfsense.org/mirror.php?section=updates e escolha um MIRROR geograficamente mais próximo de você. Tal qual o processo de download da imagem ISO, você deve selecionar o arquivo da versão condizente com o seu ambiente e propósitos. Siga para o menu ”System->’Firmware” e clique na aba ”Manual Update”, na seção ”Invoke pfSense Manual Upgrade” (Invocar atualização manual do pfSense) clique em ”Enable firmware upload” (Permitir o upload do firmware), em ”Firmware image file:” clique em ”enviar arquivo”, selecione o arquivo para atualização com a extensão .TGZ obtido anteriormente e finalmente clique em ”Upgrade firmware”.

 

Atualização Automática: Aqui você só precisa escolher a arquitetura em que o pfSense está rodando (i386 ou amd64) no menu “System->Firmware->Updater Settings” e informar a URL do repositório:http://updates.pfsense.org/_updaters. Depois é só clicar na aba “Auto Update” e iniciar/acompanhar o processo.

 

Simples assim! ;)

 

Fonte: http://www.pfsense-br.org/blog/2012/02/passos-e-boas-praticas-na-hora-de-atualizar-o-sistema/

.