GhostBSD - Distribuição baseada na poderosa estrutura do FreeBSD

Se você procurava uma distribuição mais fácil de usar, mas baseado na poderosa estrutura do FreeBSD, sua busca acaba aqui. Oferecendo 3 interfaces gráficas diferentes a sua escolha, é uma ótima alternativa para quem já desfruta de sistemas livres.

O FreeBSD é uma distribuição baseada no BSD Unix da Universidade de Berkeley. Normalmente é usado em nichos específicos de mercado, que envolvem tarefas críticas, devido a sua alta estabilidade e segurança, dado o enfoque exagerado em relação a isso no seu desenvolvimento. O FreeBSD durante muito tempo ficou relegado ao status que originalmente o Linux detinha: o de ser difícil para um usuário comum.

Mas as coisas estão mudando. Tanto para quem nunca desfrutou de uma experiência em uma distro baseada no FreeBSD, ou para quem é um conhecedor mas procurava uma opção mais user-friendly, saiba que existe uma boa opção. GhostBSD é uma distribuição com interface gráfica Gnome, LXDE ou OpenBox, a sua escolha. Oferece a estabilidade e segurança do FreeBSD com aquele gostinho de distro Linux voltada a usuários menos experientes.

Características

Todo usuário de Linux já conhece as interfaces Gnome, LXDE ou Openbox. São interfaces que primam pela leveza, sendo o Gnome a mais "pesada" delas. Junte a isso um kernel FreeBSD e você terá uma ótima experiência e quase um retorno às origens Unix.

O FreeBSD é baseado no Unix BSD da Universidade Berkeley. É parte de uma grande família de Unix-like, ou derivados do Unix original desenvolvido nos anos 70. O FreeBSD é uma alternativa de acesso livre, basicamente criado como um port da versão original do BSD.

O FreeBSD atraiu muitos desenvolvedores sobretudo por seu sistema de licenciamento. E, embora o FreeBSD não seja tão famoso quanto seu primo Linux em popularidade, é parte fundamental e importante na infraestrutura da internet, empresas e equipamentos dedicados.

Na última década, o FreeBSD, até então usado por profissionais e entusiastas mais experientes, começou a focar em facilitar para os usuários. Isso através de diversas distribuições que querem manter-se diferenciadas das existentes com Linux, justamente por possuírem um kernel FreeBSD.

A distribuição possui basicamente a maioria dos programas disponíveis para Linux, como navegador Firefox, leitores de PDF, players de música e vídeos. Uma coisa a ser notada nas distribuições que levam o kernel FreeBSD é o foco em segurança.

Nessa versão lançada, praticamente temos as correções de bugs. Isso é muito importante para manter a mesma filosofia do FreeBSD. É uma distribuição para ser adotada para tarefas que necessitem de um ambiente seguro para se trabalhar.

 

Site oficial - http://ghostbsd.org/

.