Verificador de Arquivos do Sistema para reparar arquivos de sistema ausentes ou corrompidos

Se algumas funções do Windows não estiverem funcionando ou se o Windows falhar, use o Verificador de Arquivos do Sistema para examinar o Windows e restaurar os arquivos.  

Embora as etapas a seguir possam parecer complicadas à primeira vista, basta segui-las em ordem, passo a passo, para tentaremos colocá-lo no caminho certo.

Executar a ferramenta Verificador de Arquivos de Sistema (SFC.exe)


Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Abra um prompt de comando com privilégios elevados. Para fazer isso, siga um destes procedimentos conforme apropriado: Oculte Todos Windows 8.1 ou Windows 8 Windows 10, Windows 7 ou Windows Vista  Para fazer isso, clique em Iniciar, digite Prompt de Comando ou cmd na caixa Pesquisar, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Permitir.
     
  2. Se você estiver executando o Windows 10, o Windows 8.1 ou o Windows 8, execute primeiro a ferramenta DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) da caixa de entrada antes de executar o Verificador de Arquivos do Sistema.  (Se estiver executando o Windows 7 ou o Windows Vista, vá para a etapa 3.) 

Digite o seguinte comando e pressione Enter:  Podem ser necessários vários minutos para que a operação de comando seja concluída.DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Importante: Quando você executa esse comando, o DISM usa o Windows Update para fornecer os arquivos necessários para corrigir as corrupções. No entanto, se o cliente do Windows Update já estiver danificado, use uma instalação do Windows em execução como a fonte de reparo ou use a pasta lado a lado do Windows de um compartilhamento de rede ou de uma mídia removível, como o DVD do Windows, como a fonte dos arquivos. Para fazer isso, execute o seguinte comando:DISM.exe /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth /Source:C:\RepairSource\Windows /LimitAccess

Observação: Substitua o espaço reservado C:\RepairSource\Windows pelo local da origem de reparo. Para obter mais informações sobre como usar a ferramenta DISM para reparar o Windows, consulte Reparar uma Imagem do Windows.

  1. No prompt do comando, digite o seguinte comando e pressione ENTER:

sfc /scannow

Prompt de comando com direitos de administrador - sfc /scannow

O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache.
O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows. Por exemplo, C:\Windows.

Observação Não feche esta janela do Prompt de Comando até que a verificação esteja 100% concluída. Os resultados da verificação serão mostrados depois que esse processo for concluído.

  1. Concluído o processo, você poderá receber uma das seguintes mensagens:
    • A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade.
      Isso significa que não há arquivos de sistema ausentes ou corrompidos.
    • A Proteção de Recursos do Windows não pode executar a operção solicitada.
      Para resolver esse problema, realize a verificação do Verificador de Arquivos de Sistema no modo de segurança e certifique-se de que as pastas PendingDeletes e PendingRenames existam em %WinDir%\WinSxS\Temp.
    • A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log.
      Para ver as informações detalhadas sobre a verificação e a restauração de arquivos de sistema, vá até Como ver detalhes do processo do Verificador de Arquivos de Sistema.
    • A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não pôde corrigir alguns deles. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log.
      Para reparar os arquivos corrompidos manualmente, visualize os detalhes do processo do Verificador de Arquivos de Sistema para localizar o arquivo corrompido e, em seguida, substitua-o manualmente por uma cópia em bom estado.

Informações adicionais


Como ver detalhes do processo do Verificador de Arquivos de Sistema

Para visualizar os detalhes incluídos no arquivo CBS.log, você pode copiar as informações para o arquivo Sfcdetails.txt usando o comando Findstr e depois visualizar os detalhes em Sfcdetails.txt. Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Abra um prompt de comando elevado conforme descrito na etapa 1 anterior.
  2. No prompt do comando, digite o seguinte comando e pressione ENTER: findstr /c:”[SR]” %windir%\Logs\CBS\CBS.log >”%userprofile%\Desktop\sfcdetails.txt” Observação O arquivo Sfcdetails.txt contém detalhes de cada tempo que a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema foi executada no computador. Esse arquivo inclui informações sobre arquivos que não foram reparados pela ferramenta Verificador de Arquivos de Sistema. Verifique as entradas de data e hora para determinar os arquivos com problema encontrados na última vez em que você executou a ferramenta Verificador de Arquivos de Sistema.
  3. Abra o arquivo Sfcdetails.txt a partir da área de trabalho.
  4. O arquivo Sfcdetails.txt usa o seguinte formato: Data/hora SFC detalhe O seguinte arquivo de log de exemplo contém uma entrada para um arquivo que não pode ser reparada:2007-01-12 12:10:42, Info CSI 00000008 [SR] Cannot repair member file [l:34{17}]”Accessibility.dll” of Accessibility, Version = 6.0.6000.16386, pA = PROCESSOR_ARCHITECTURE_MSIL (8), Culture neutral, VersionScope neutral, PublicKeyToken = {l:8 b:b03f5f7f11d50a3a}, Type neutral, TypeName neutral, PublicKey neutral in the store, file is missing


Como substituir manualmente um arquivo de sistema corrompido por uma cópia conhecida em bom estado

Depois de determinar qual arquivo de sistema estava corrompido e não pôde ser reparado com o uso das informações detalhadas no arquivo Sfcdetails.txt, encontre a localização do arquivo corrompido e substitua-o por uma cópia em bom estado. Para fazer isso, siga estas etapas:

Observação Talvez você possa obter uma cópia conhecida em bom estado de outro computador que esteja executando a mesma versão do Windows que o seu computador. É possível realizar um processo do Verificador de Arquivos de Sistema nesse computador para garantir que o arquivo de sistema que você pretende copiar é uma cópia em bom estado.

  1. Tome posse administrativa do arquivo de sistema corrompido. Para fazer isso, em um prompt de comandos com privilégios elevados, copie e cole (ou digite) o seguinte comando e pressione ENTER: takeown /f Caminho_e_Nome_Arquivo Observação O espaço reservado Caminho_E_Nome_do_Arquivo representa o caminho e o nome do arquivo corrompido. Por exemplo, digite takeown /f C:\windows\system32\jscript.dll. 
     
  2. Conceda aos administradores acesso total ao arquivo de sistema corrompido. Para fazer isso, copie e cole (ou digite) o seguinte comando e pressione ENTER: icacls Caminho_E_Nome_Do_Arquivo /GRANT ADMINISTRATORS:F Observação O espaço reservado Caminho_E_Nome_do_Arquivo representa o caminho e o nome do arquivo corrompido. Por exemplo, digite icacls C:\windows\system32\jscript.dll /grant administrators:F.
     
  3. Substitua o arquivo de sistema corrompido por uma cópia conhecida em bom estado. Para fazer isso, copie e cole (ou digite) o seguinte comando e pressione ENTER: Copie Arquivo_Origem Destino Observação O espaço reservado Arquivo_de_Origem representa o caminho e o nome do arquivo da cópia conhecida em bom estado no seu computador, enquanto o espaço reservado Destino representa o caminho e o nome do arquivo corrompido. Por exemplo, digite copy E:\temp\jscript.dll C:\windows\system32\jscript.dll.

Se as etapas acima não funcionarem, talvez seja necessário reinstalar o Windows. Para obter mais informações, consulte Opções de recuperação do Windows 10.

Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/929833/use-the-system-file-checker-tool-to-repair-missing-or-corrupted-system

CATEGORIES:

Microsoft

Tags:

Comments are closed