O que é orientação a objetos? Qual a diferença entre classe e objeto, e para que serve as propriedades e métodos de uma classe. Veja essas respostas neste artigo.
A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de informação baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Seu uso é particularmente útil na tentativa de compreender um problema a fim de propor soluções computacionais na criação de sistemas de informação.
A Orientação a Objetos usa o termo abstração para designar a técnica de análise de um contexto do mundo real para criar representações no desenvolvimento de soluções informatizadas
Para compreendermos esse paradigma, devemos compreender classe e objeto.
Classe
Classe é um conjunto de objetos distintos, porém com as mesmas características e comportamentos. A classe é uma abstração de entidades existentes no mundo real.
Exemplos de classe:
- pessoa
- animal
- automóvel
- publicação
Desta forma, a primeira coisa que se deve fazer em uma análise orientado a objetos e identificar as entidades que se pretende considerar no sistema e imediatamente transformá-las em classes.
Objeto
Objeto é uma instância ou modelo derivado de uma classe. Portanto objeto é a representação de qualquer coisa, real ou abstrata, do mundo real que irá ser manipulado ou armazenado pelo sistema.
O objeto sempre será uma instância ou um elemento da uma classe. Exemplos:
pessoa -> João
pessoa -> Maria
pesoa -> José
No exemplo acima pessoa é a classe enquanto que João, Maria e José são instâncias desta classe e, portanto objetos. Outros exemplos:
animal -> Totó
animal -> Bilú
automóvel -> Gol
automóvel -> Uno
automóvel -> Fusca
publicação -> Livro
publicação -> Revista
Para entendermos melhor o conceito de classes e objetos é necessário compreender os elementos que compõe uma classe, como o nome, os atributos ou propriedades, métodos ou comportamentos e a visibilidade.
Propriedades
Também chamados de características, forma ou atributo. São características do objeto e identificam o objeto em si. Elas podem mudar com o tempo. As propriedades formam a parte estrutural do objeto.
Exemplo:
Métodos
Também chamados de funções, operações ou comportamentos. São ações realizadas ou sofridas por um objeto. Os métodos formam a parte comportamental do objeto.
Exemplos:
Visibilidade
A visibilidade é usada para indicar como uma determinada propriedade ou método poderá ser acessado. Há três formas possíveis: Público, protegido ou privado.
- (+) Public ou Público: Indica que a propriedade ou método, pode ser acessado por qualquer outra classe
- (#) Protected ou Protegido: Indica que a propriedade ou método, pode ser acessado pela classe e pelas classes derivadas. Classes filhos, por ex.
- (-) Private ou Privado: Indica que a propriedade ou método, pode ser acessado apenas pela classe.
Fonte: http://www.luis.blog.br/orientacao-a-objetos-classe-e-objeto-propriedades-e-metodos.aspx
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