Como alterar ou redefinir a senha de root esquecida no RHEL 9

Como administrador de sistemas, você ocasionalmente trabalhará em um sistema ou herdará uma senha de root que é um mistério. É claro que essas situações sempre parecem ocorrer no pior momento possível, quando você precisa de acesso imediato. 

Felizmente, recuperar uma senha de root não é uma tarefa complicada. Pode ser feito em poucos passos, acessando os parâmetros do kernel a partir do gerenciador de inicialização do GRUB.

Neste guia, demonstraremos como alterar ou redefinir uma senha de root esquecida no RHEL 9.

Pré-requisitos

Para redefinir ou alterar com sucesso uma senha de root esquecida no RHEL 9, você precisa de acesso físico ao sistema RHEL 9 usando um monitor e um teclado. Isso permitirá que você visualize e interaja com o carregador de inicialização do GRUB.

Passo 1: Editar as configurações do kernel

O primeiro passo é iniciar o sistema no RHEL 9. Assim que o menu GRUB aparecer, pressione ‘e’ na primeira opção de inicialização para interromper o processo.

captura de tela do código

Em seguida, você terá acesso às configurações de inicialização do kernel. A partir daí, você precisa acessar o “modo de recuperação”. 

Para isso, localize a linha que começa com

linux

e faça navegar até o final. Em seguida, incluindo um espaço e acrescentando a seguinte disposição:

rw init=/bin/bash

Esta artigo é utilizada para manutenção do sistema e permite ao usuário recuperar o sistema a partir de arquivos de inicialização incluídos ou alterar a senha de root. 

Essa

 $ rw

opção monta o sistema de arquivos raiz no modo “leitura e gravação” para que você possa fazer as alterações necessárias para reparar o sistema ou redefinir uma senha.

captura de tela do código

Em seguida, pressione

Ctrl + x

para entrar no modo de resgate.

Passo 2: Redefinir a senha de root

Após acessar o modo de recuperação, altere a senha de root executando o comando:

# passwd 

Você será solicitado a fornecer a senha de root duas vezes. Portanto, forneça a nova senha de root desejada e confirme-a.

Em seguida, certifique-se de ativar o processo de reetiquetagem do SELinux na próxima inicialização do sistema. Tenha cuidado e certifique-se de digitar o seguinte comando corretamente:

# touch /.autorelabel
captura de tela do código

Por fim, reinicie o sistema usando um dos seguintes comandos (observe que o comando shutdown registrará um log da ação realizada):

# /sbin/reboot -f
# shutdown -r now ‘reset root password’

O sistema será reiniciado e o processo de autoretiquetagem do SELinux será iniciado, conforme mostrado na imagem abaixo. Isso levará algum tempo.

captura de tela do código

Assim que o processo de reetiquetagem automática para conclusão, o sistema será reiniciado mais uma vez e, desta vez, permitirá que ele inicialize sem interrupções.

captura de tela do código

Na tela de login, digite sua nova senha de root para entrar. Você pode confirmar que está conectado como usuário root conforme mostrado.

# whoami
captura de tela do código

Conclusão

Demonstramos como redefinir uma senha de root esquecida no RHEL 9 usando etapas simples. 

Como medida de precaução, você deve sempre proteger e limitar o acesso físico ao seu sistema Linux para evitar que usuários não autorizados alterem a senha de root. Como alternativa, você pode criptografar seu disco rígido para adicionar uma camada extra de proteção.

Referência: https://jumpcloud.com/blog/how-to-reset-forgotten-root-password-rhel-9

CATEGORIES:

Software Livre

Comments are closed